sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A Beatlemania


John, George, Ringo e Paul

A História da Beatlemania

A História dos Beatles começa no ano de 1956, em Liverpool, Inglaterra, quando o adolescente "John Winston Lennon" (09/10/1940), estudante da "Quarry Bank Sight School", reúne alguns amigos da escola e forma a "The Quarrymen Skyffle Group"
um conjunto que tocava "Skyffle", um tipo de música "folclórica" de Liverpool.
Ainda nesse mesmo ano de 1956, John lennon, através do
amigo Ivan Vugham, conhece o garoto, James Paul McCartney (18.06.1942), numa das apresentações dos Quarrymen na igreja de Woolton. Canhoto e bom guitarrista, Paul McCartney é convidado por John Lennon para integrar a sua banda. A dupla passa a ser um trio em 1958 com a chegada de "George Harrison" (25/02/1943) um garoto de apenas 14 anos e virtuoso guitarrista e o trio passa a se chamar, "Johnny and The Moondogs



Um ano após, em 1959, entra para a banda o Estudante de Arte de Liverpool, Stuart Sutcliffle. A Banda passa a se chamar, Long John and The Silver Beatles. Na foto ao lado, a banda com o baterista Johnny Hutch. Com a saida de Johnny Hutch, entra o
o baterista Pete Best, durante uma apresentação da banda no bar Casbash Club, de
propriedade de Johnny Best, pai de Pete Best. Pete Best tinha um temperamento dificil, mesmo assim, John e Paul o convida para ser o novo baterista dos Beatles.


The Beatles, em 1960 George, Pete, John e Paul



Em 1961 Stuart Sutcliffle resolve sair da banda. Se apaixona por Astrid Kirchnerr e fica em Hamburgo, enquanto os Beatles voltam a Liverpool. Pete Best, que nunca havia se adaptado na banda sai em 1962, entrando Richard Starkey (07/07/1940), baterista de uma banda rival dos Beatles, a Rory Storme Hurricane. Também conhecido como, Ringo Starr. Ringo já era conhecido dos
Beatles desde os tempos do Cavern Club, quando tocou
diversas vezes com eles, sempre que Pete Best faltava aos Shows.


The Beatles em 1962 com sua formação definitiva:
John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr


Empresariados pelo comeciante de lojas de discos de Liverpool, Brian Epstein, dono da NEMS, os Beatles conseguem uma gravação com a EMI, de Londres, sob a supervisão do maestro George Martin. Gravam o compacto, "Love me Do/PS I Love you", que é lançado dia 04 de Setembro de 1962. O disco não faz sucesso na Inglaterra, apenas em Liverpool. "Love me Do", música de trabalho da banda, apenas consegue um 17º lugar nas paradas do País.
Para o 2º disco, os Beatles preparam o single "Please Please me", de autoria de John Lennon e Paul McCartney. Please Please vai direto para o 1º Lugar das paradas da Inglaterra em 1963. Apesar do enorme sucesso de "Please Please me", os Beatles, ainda, só eram conhecidos apenas na Inglaterra. Mesmo assim, excursionam pela Escócia. Com o sucesso de vendagem do compacto "Please Please me/Ask me Why", o produtor George Martin leva os Beatles para o estúdio para gravarem o 1º LP, mesmo nome do compacto, "Please Please me".


Já famosos na Inglaterra, John, Paul, George e Ringo fazem a sua primeira participação num programa de TV, "People and Places", na TV Granada, em Manchester.

Dia 12 de Janeiro de 1963 é lançado o LP "Please Please me", primeiro álbum da banda. Um mês depois, Please Please me chega ao 1º lugar, vendendo 250 mil cópias, a maior vendagem de todos os tempos de um artista na Inglaterra. Os Beatles fazem sua primeira Excursão Nacional pelo País, com Chris Monrtez e Tommy Roe. O disco permanece em 1º lugar por 18 meses em 1º lugar,
Depois do grande sucesso do single (compacto) e do LP, Os Beatles ainda gravariam, no ano de 1963, mais três compactos, From me to You/Thank You Girl; She Loves You/ I'll Get you e I Want to hold your hand /This Boy, todos pimeiros lugares. Fim do ano é Lançado o 2º Álbum, With the Beatles, recorde da indústria Fonográfica de todos os tempos, com 500 mil cópias vendidas.


Pelo Mundo a Beatlemania se alastra. Europa, America e America do Sul. No Brasil é lançado o LP "Beatlemania", em Março de 1964, apresentado os Beatles ao público Brasileiro. Beatlemania, na verdade, é uma compilação de singles que fizeram sucesso em 1963. Depois, são lançados outros LPs, copilados a partir dos discos Americanos, não respeitando os originais da matriz inglesa, a EMI/Parlophone. Estes lançamentos de discos Brasileiros, sairiam de catalogos anos mais tarde, sendo substituidos pelos "originais" da EMI, como "Please Please me", "With The Beatlles","A Hard day's Night" e "Help!". Nesse periodo, 1963/1064, a CAPITOL, apenas, fazia LPs com faixas de cada disco.

John Lennon e Paul McCartney são considerados os melhores compositores de todos os tempos, comparados a Schubert e Beethoven.
São da dupla Lennon-McCartney, as grandes músicasue frequentavam, diariamente, as paradas de todo o mundo. Mesmo com pouco tempo de existência (2 anos) os Beatles passam a ser o maior produto de exportação da Grã-Bretanha. A Beatlemania cresce em todo o mundo, e com ele, toda a sorte de incertezas com relação ao futuro da banda.



Em 1964, John, Paul, George e Ringo fazem a sua primeira Turnê Mundial, fazendo shows pelos Estados Unidos, Canadá,Australia, Dinamarca, entre outros paises. São 31 shows em apenas 31 dias... Voltam à Londres para gravarem o Álbum Beatles For Sale e voltam a excursionar. Além dos shows, ainda têem tempo de rodarem o primeiro Longa-metragem, "A Hard day's Night". Desgastados pela histeria dos fãs, quartos de hotéis,um verdadeiro bombardeio de reporteres e fotógrafos, vidas inclusas pelo fenômeno Fenômeno Beatles, no final disso tudo, John, Paul, George e Ringo estão dilacerados. Ainda gravam o Álbum Help!, trilha sonora do 2º Longa-metragem que participam.

Ainda em 1965 gravam o excelente Álbum Rubber Soul
mas era impossivel reproduzi-los no palco. Músicas como Nowhere Man, por exemplo.
De uma modesta banda do interior da Inglaterra à Ídolos Mundiais, The Beatles virariam ícones e suas vidas contubardas, os desentendimentos entre John Lennon e Paul McCartney dutrante os ensaios e gravações de Rubber Soul, a viagem para as Filipinas em 1966 quando, quase foram linchados pela população a mando do Presidente Marcos, isso tudo fez com que eles parassem com os Shows. Não suportando mais a pressão dos cansativos Shows, quartos de Hotéis e Aeroportos por 2 anos consecutivos, os Beatles partem para sua última excursão, em Agosto de 1966. Dia 19 de Agosto de 1966, George Harrison avisa que " não faz mais shows ao vivo". Paul McCartney tenta contornar dizendo que "Os Beatles só vão dar um tempo"...Mas em San Francisco, California, no Candlestick Park, seria o último show da Maior Banda de todos os tempos. A partir daí, Os Beatles passam a trabalhar apenas em estúdio, fazendo músicas mais sofisticadas e elaboradas...Era o fim de uma era Fantástica, de shows alegrias.
Mesmo inconformados, os fãs sabiam que a Beatlemania chegava ao fim.




BEATLEMANIA CLUB
http://www.musicplaylist.net/mc/mp3player-othersite.swf?config=http://www.musicplaylist.net/mc/config/config_blue.xml&mywidth=435&myheight=270&playlist_url=http://www.musicplaylist.net/loadplaylist.php?playlist=39739933" menu="false" quality="high" width="435" height="270" name="mp3player" wmode="transparent" type="application/x-shockwave-flash" pluginspage="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer" border="0"/>

Nenhum comentário: